O que é SEO e por que não deve faltar na sua estratégia

Então, você tem uma ideia incrível para um negócio ou já possui um negócio estabelecido e quer expandir sua presença on-line. Mas como fazer isso de maneira eficaz? A resposta é Search Engine Optimization (SEO).

Conhecido em português como otimização para mecanismos de busca, o SEO é uma estratégia vital para qualquer negócio digital. Contudo, o que exatamente é essa metodologia? Por que é tão importante? Vamos explorar!

Mas o que é SEO?

Search Engine Optimization é a prática de aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego para o seu site por meio de resultados de mecanismos de busca orgânicos. Quando você otimiza seu site para SEO, torna-o mais visível para as pessoas que estão procurando informações sobre seu produto ou serviço nos motores de busca, como o Google.

Entretanto, vale destacar que SEO é mais do que apenas melhorar a visibilidade do seu site. É também sobre a criação de um site melhor para os seus visitantes.

Como e quando surgiu o SEO?

O que é SEO
Saber o que é SEO pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio

A otimização de mecanismos de busca (SEO) surgiu na década de 1990 como uma resposta à crescente prevalência dos motores de busca. À medida que mais e mais pessoas começaram a usar a internet, os motores de busca se tornaram ferramenta essencial para ajudá-las a encontrar o que estavam procurando.

Com o tempo, as empresas começaram a perceber a importância de aparecer nos resultados de pesquisa, e assim nasceu o Search Engine Optimization.

O SEO realmente funciona?

Agora que você já sabe o que é SEO, surge uma pergunta inevitável: será que essa metodologia realmente funciona?

E a resposta é sim, o SEO realmente funciona!

Quando feito corretamente, o Search Engine Optimization pode aumentar significativamente o tráfego para o seu site, aumentar a visibilidade da sua marca e até mesmo a ampliar as vendas.

No entanto, SEO não é uma solução rápida. Pode levar algum tempo para ver os resultados, mas a longo prazo, é uma estratégia de marketing digital incrivelmente eficaz.

Para quem é esta metodologia?

A beleza do SEO é que ele é adequado para todos, tenha você uma pequena empresa local ou uma grande corporação internacional. Se você tem um site e quer que as pessoas o encontrem, então você precisa do SEO.

Sete dicas para um SEO campeão

Confira nossas sete dicas valiosas para ir muito além de saber “o que é SEO” e ter uma estratégia eficiente.

1. Pesquise as melhores palavras-chave

As palavras-chave são a espinha dorsal do que é SEO. Elas são as palavras ou frases que as pessoas digitam nos motores de busca quando estão procurando algo. Ao otimizar seu site para as palavras-chave certas, você pode atrair visitantes que estão interessados em seu produto ou serviço.

2. Tenha cuidado com o seu conteúdo

O conteúdo do seu site também é crucial para o SEO. Ao possuir alta qualidade, se torna relevante para as suas palavras-chave, não só atraindo mais visitantes, mas mantendo os internautas em seu site por mais tempo.

3. Pense na experiência do usuário

O SEO não é apenas sobre motores de busca: também é sobre pessoas! Ou seja, uma boa experiência do usuário pode aumentar o tempo que os visitantes passam no seu site e, até mesmo, aumentar as chances de eles se tornarem clientes.

4. Aposte em links relevantes

Os links são uma parte fundamental do que é SEO. Links de outros sites para o seu (conhecidos como backlinks) podem aumentar a autoridade do seu site aos olhos dos motores de busca. Mas não é apenas sobre a quantidade de links, afinal a qualidade também importa.

5. Preste atenção nas metadescrições e na legibilidade

As metadescrições são pequenos trechos de texto que aparecem nos resultados de pesquisa e dão uma prévia do que está na página. Uma boa metadescrição pode aumentar a taxa de cliques do seu site. Da mesma forma, um texto legível e bem formatado pode melhorar a experiência do usuário, e aumentar o tempo que os visitantes passam no seu site.

6. Tenha um site rápido

A velocidade do site é um fator importante ao sucesso dessa metodologia. Se o seu site demora muito para carregar, os visitantes podem desistir e ir embora. Um site rápido não só aprimora a experiência do usuário (UX), mas também pode melhorar o seu ranking nos motores de busca.

7. Não esqueça o HTTPS

HTTPS é a versão segura do HTTP, o protocolo que é utilizado para enviar dados entre o seu navegador e o site que você está conectado. Portanto, ter um site HTTPS pode aumentar a confiança dos visitantes para acessar seus conteúdos, assim como dar um sensível impulso ao seu ranking nos motores de busca.

Como contratar uma agência especializada nesta área?

Você já sabe o que é SEO e conferiu várias dicas por aqui. Então é hora de saber que outra ótima maneira de melhorar seu site com essa estratégia, sem ter que se preocupar com os detalhes técnicos, é contratando uma agência. Mas como escolher a agência certa?

Primeiro, procure uma agência com experiência comprovada em SEO. Peça referências e estude casos de sucesso. Além disso, se certifique de que a agência entende seus objetivos e pode criar uma estratégia de SEO que se alinhe a eles.

Na In The House, nos orgulhamos de nossa experiência em SEO e de nossa capacidade de criar estratégias personalizadas para cada um de nossos clientes! Então entre em contato conosco hoje mesmo para saber sobre como podemos te ajudar a alcançar seus objetivos de SEO.

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