Publicidade online: 7 plataformas além do Google e do Meta

A publicidade online já é parte indispensável das estratégias de marketing de muitas empresas. Com o aumento no acesso à internet e no uso de dispositivos móveis, as pessoas estão cada vez mais conectadas e passam a maior parte do tempo on-line. Portanto, é crucial que as empresas estejam presentes onde seus clientes em potencial estão.

De fato, o Google e o Meta (Facebook e Instagram) são as plataformas de publicidade online mais populares, mas há outras opções disponíveis que podem ajudar a expandir ainda mais o alcance de sua empresa.

Neste artigo, vamos explorar alternativas além do Google e do Meta que podem ser ótimas opções para sua estratégia de marketing.

Por que a publicidade on-line é tão importante?

Antes de explorarmos as diferentes plataformas de publicidade digital, é importante entender quais benefícios essa estratégia oferece, sobretudo em comparação com os métodos tradicionais de publicidade.

Primeiramente, a publicidade online permite que você alcance um público muito maior. Nesse sentido, pensemos em um comercial de TV: essa publicidade atinge somente os locais no qual a emissora é transmitida. Em contrapartida, na internet, você pode alcançar pessoas de diversas cidades, estados e, até mesmo, países.

Isso significa que você tem a oportunidade de impactar mais clientes em potencial e expandir sua base de clientes.

Além disso, a publicidade online é altamente segmentada. Em outras palavras: você pode direcionar seus anúncios para um público específico com base em seus interesses, demografia e comportamento on-line. Isso torna sua publicidade mais eficaz, pois você está direcionando pessoas que têm maior probabilidade de interesse em seus produtos ou serviços.

Mas como escolher a plataforma certa para o seu negócio?

Ao escolher uma plataforma de publicidade online, é importante considerar alguns pontos, como o seu público-alvo e os objetivos de marketing da sua empresa. Cada plataforma possui características e recursos exclusivos, então se torna essencial escolher aquela que melhor atenda às suas necessidades.

Desse modo, aqui estão algumas perguntas a serem consideradas na busca por escolher a plataforma certa para suas campanhas pagas na web:

  1. Quem é o seu público-alvo? Você busca alcançar consumidores ou outras empresas?
  2. Qual é o seu objetivo de marketing? Aumentar as vendas? Gerar leads? Aumentar o reconhecimento da marca?
  3. Quanto você pode investir? Aliás, aqui vale destacar que cada plataforma possui seus requisitos de orçamento, então é importante escolher uma que esteja dentro das suas possibilidades financeiras.

Logo, ao responder a essas questões, você terá uma ideia melhor de qual plataforma de publicidade online é a mais adequada para o seu negócio.

Além do Google e do Meta: explorando plataformas alternativas de publicidade online

Embora o Google e o Meta (Facebook e Instagram) sejam as plataformas de publicidade on-line mais populares da atualidade, existem outras opções que podem ser eficazes na busca por expandir o alcance da sua empresa. Conheça sete delas a seguir.

1. X Ads

O X (antigo Twitter) é uma plataforma de mídia social popular que oferece uma opção de publicidade chamada X Ads. Nela, você pode promover tweets, contas ou tendências para alcançar um público mais amplo.

Além disso, vale lembrar que o X oferece opções de segmentação detalhadas, permitindo que você alcance pessoas com base em seus interesses, localização e palavras-chave relevantes. Essa pode ser uma excelente opção se você busca alcançar um público mais jovem e envolvido.

2. LinkedIn Ads

O LinkedIn é a plataforma de rede social voltada para profissionais e empresas mais popular do mundo. Segundo dados do Demand Sage, em 2023, o site superou a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Nesse sentido, o LinkedIn é uma ótima opção para empresas que desejam alcançar profissionais de negócios e construir/fortalecer relacionamentos profissionais.

O LinkedIn Ads permite que você crie anúncios altamente segmentados para impactar pessoas com base em sua função de trabalho, setor, localização e muito mais.

3. Pinterest Ads

O Pinterest é uma plataforma de compartilhamento de imagens que permite que as pessoas salvem e compartilhem ideias e inspirações. Com o Pinterest Ads, você pode promover seus produtos ou serviços por meio de anúncios visuais, baseado em opções de segmentação com base em interesses, demografia e palavras-chave.

Mas para quais tipo de anunciantes esse site é indicado? Se o seu negócio está relacionado a moda, decoração ou estilo de vida, o Pinterest Ads pode ser uma ótima opção.

4. Amazon Ads

A Amazon é uma das maiores plataformas de comércio eletrônico do mundo. Apenas em 2023, segundo o site Statista, a receita líquida da gigante dos Estados Unidos alcançou quase 575 bilhões de dólares, algo equivalente a R$ 3 trilhões, em conta à cotação da moeda norte-americana ao fechamento deste artigo.

Com o Amazon Ads, você pode promover seus produtos diretamente na plataforma e alcançar pessoas que estão procurando por produtos semelhantes. A Amazon oferece opções de segmentação com base em palavras-chave, categoria de produtos e histórico de compras.

Portanto, se você vende produtos on-line, o Amazon Ads pode ser uma ótima maneira de alcançar um público altamente segmentado.

5. Reddit Ads

O Reddit é uma plataforma de agregação de conteúdo e fóruns de discussão. Com o Reddit Ads, você pode promover seus produtos ou serviços em subreddits relevantes para alcançar um público específico, com opções de segmentação com base em interesses, localização e palavras-chave.

Por tudo isso, o Reddit pode ser uma ótima plataforma para alcançar um público altamente engajado e obter feedback direto dos usuários.

6. TikTok Ads

O TikTok é uma plataforma de compartilhamento de vídeos curtos que se tornou extremamente popular, especialmente entre os jovens. De acordo com o site Backlinko, a média mensal de usuários no site é de 1 bilhão em todo o mundo.

Ao escolher anunciar no TikTok Ads, você poderá criar anúncios de vídeo envolventes para alcançar esse público, com opções de segmentação baseada em interesses, localização e demografia.

Ou seja, se o seu público-alvo é composto por jovens, o TikTok Ads pode ser uma ótima opção.

7. Snapchat Ads

O Snapchat é uma plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos que também é muito popular entre os jovens. Não à toa, segundo dados internos do site, a plataforma atinge “90% da população de 13 a 24 anos e 75% da população de 13 a 34 anos em mais de 25 países”.

Com o Snapchat Ads, você pode criar anúncios visuais envolventes para alcançar esse tipo de público.

Dicas para campanhas de publicidade on-line bem-sucedidas

Agora que você conhece algumas das plataformas de publicidade online além do Google, Facebook e Instagram, aqui estão algumas dicas para ajudar a garantir o sucesso de suas campanhas de publicidade.

  • Defina metas claras: antes de iniciar uma campanha de anúncio digital, defina metas claras e mensuráveis. Isso te ajudará a acompanhar o desempenho de suas campanhas e fazer ajustes conforme necessário.
  • Monitore e otimize: acompanhe regularmente o desempenho de suas campanhas e faça ajustes conforme necessário. Teste diferentes abordagens e mensagens para ver o que funciona melhor para o seu público.
  • Mantenha-se atualizado: as plataformas de publicidade digital mudam constantemente na busca por aprimoramentos, portanto é importante se manter atualizado sobre as novas tendências e recursos. Isso será essencial para que você aproveite ao máximo suas campanhas de publicidade.

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