Inegavelmente, o marketing está em constante evolução! E uma das novidades mais recentes dessa área é o surgimento do Marketing 5.0, proposto pelo livro homônimo, de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. Mas o que é exatamente esse conceito? Como surgiu? Como as empresas podem se desenvolver em torno dele?
Neste artigo, você entenderá melhor o que é o Marketing 5.0, suas premissas, por que as empresas precisam prestar atenção a esses valores e como aderir a este novo modelo de marketing em oito passos. Então, vamos lá?
O que é o Marketing 5.0 (e como surgiu)?
Nascido na era do marketing digital, o Marketing 5.0 é uma das mais recentes e empolgantes evoluções no campo do marketing. Surgiu a partir da necessidade das empresas de se adaptarem às mudanças rápidas e constantes do mercado, impulsionadas principalmente pela tecnologia e pela mudança no comportamento do consumidor.
Essa metodologia é focada em humanizar a experiência do consumidor, integrar a tecnologia com a humanização, realçar o propósito da marca e assumir responsabilidades sociais e ambientais. Além desses aspectos, o Marketing 5.0 enfatiza a importância do conteúdo e do storytelling, da promoção de uma abordagem orientada por dados e de uma mentalidade de melhoria contínua.
Aliás, vale destacar que esse não é um conceito que surgiu “do nada”. Trata-se do resultado de uma evolução contínua, marcada pelas seguintes fases:
- Marketing 1.0, focado no produto;
- Marketing 2.0, dedicado ao consumidor;
- Marketing 3.0, focado nos valores;
- Marketing 4.0, que enfatiza a digitalização.
Por sua vez, o Marketing 5.0 combina todos esses elementos a um toque de humanização e propósito.
Entenda o conceito de Marketing 5.0
Esse é um conceito relativamente novo, cunhado pelos autores Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, no livro “Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade”, lançado em 2021. Vale destacar que essa metodologia já tem impactado consideravelmente o mundo dos negócios, com características marcantes – destacados a seguir.
Foco humanizado no consumidor
No Marketing 5.0, o consumidor não é apenas um número: ele é visto como um indivíduo único, com suas próprias necessidades, desejos e valores. Isso significa que as empresas precisam se esforçar para entendê-lo em um nível mais profundo, de modo a personalizar suas ofertas para atender a essas necessidades individuais.
Realce do propósito da marca
Cada vez mais, os consumidores querem se associar a marcas que compartilham de seus valores. Desse modo, no Marketing 5.0, as empresas precisam ter um propósito claro e significativo, que vá além de apenas vender produtos ou serviços.
Tecnologia integrada com humanização
De fato, todos nós sabemos o quanto a tecnologia é uma ferramenta poderosa no dia a dia de empresas dos mais variados segmentos. Contudo, no Marketing 5.0, ela não é usada apenas para automatizar processos: prioriza a integração com o homem, permitindo que as marcas criem experiências mais personalizadas e significativas para seus clientes.
Ascensão do Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo (também conhecido Content Marketing) é parte essencial do Marketing 5.0. Nesse contexto, as empresas precisam criar conteúdo relevante e de alta qualidade que atraia e envolva os consumidores, em vez de simplesmente tentar vender para eles.
Ênfase no storytelling
O storytelling é uma maneira poderosa de se conectar emocionalmente com os consumidores. Sendo assim, no Marketing 5.0, cada empresa é encorajada a contar suas histórias de maneira autêntica, envolvente e humanizada.
Responsabilidade social e ambiental
No Marketing 5.0, há um convite para que as empresas assumam a responsabilidade pelos impactos sociais e ambientais de suas operações. Muito além do benefício para o Planeta, isso ajuda a construir uma reputação positiva e a atrair clientes que compartilham desses valores.
Mas por que as empresas precisam se atentar a esses valores?
Os valores do Marketing 5.0 são mais do que apenas uma tendência passageira: refletem uma mudança fundamental na forma como os consumidores notam as empresas e o que esperam delas. Desse modo, negócios que ignoram esses valores correm o risco de perder a relevância em um mercado cada vez mais competitivo.
Além disso, adotar os valores do Marketing 5.0 pode trazer uma série de benefícios para as empresas. Entre os quais:
- construir relacionamentos mais sólidos com os clientes;
- melhorar a reputação da marca;
- elevar a lealdade do cliente;
- aumentar a possibilidade de lucro.
No entanto, adotar os valores do Marketing 5.0 está longe de ser um processo simples: geralmente demanda uma mudança profunda na mentalidade e na cultura da empresa. Mas não se preocupe, pois vamos te ajudar nessa missão.
Como aderir ao Marketing 5.0 em sua empresa em oito passos
Confira este passo a passo para aumentar as chances de seu negócio aderir ao Marketing 5.0 com sucesso.
1. Seja uma empresa orientada por dados
Os dados são uma ferramenta poderosa para entender seus clientes e tomar decisões informadas. Portanto, busque informatizar ao máximo esse processo de captação de dados. Pesquise sobre ferramentas desse tipo e peça indicações a seus parceiros de negócio na busca por aquelas ideais ao seu dia a dia.
2. Aposte em Metodologias Ágeis
Parte essencial do Marketing 5.0, as Metodologias Ágeis fornecem uma estrutura essencial para que a empresa se adapte às demandas do mercado, por meio de procedimentos mais fluidos. Isso significa uma entrega de valor mais eficiente e rápida aos clientes.
3. Defina valores e propósito
Propósito e valores são a base de sua marca. Então busque transmiti-los de modo claro, significativo e alinhado com as expectativas de seus clientes. Uma boa dica nesse contexto é organizar uma pesquisa com eles, para compreender como eles veem a sua marca, e o que esperam dela.
4. Conte sua história autenticamente
Que vender é importante e seu objetivo, não há dúvidas. Entretanto, não se esqueça de que mais do que meramente buscar um produto ou serviço, os clientes atuais estão cada vez mais interessados em conhecer histórias autênticas, repleta de valores e propósitos.
Nesse sentido, o storytelling é essencial. Porém, muito mais do que contar sua história, concentre em compreender ao máximo quem são seus clientes e quais são as personas que você busca alcançar. Daí surgirão insights preciosos para você agregar à sua narrativa, como você pode solucionar as dores do consumidor.
5. Invista em tecnologia, mas não esqueça a humanização
A tecnologia ajuda a melhorar a eficiência e a personalização, contudo diversas empresas se perdem em um detalhe: muito mais do que seguir uma tendência, as políticas de tecnologia têm de trazer benefícios às pessoas! Portanto, busque um equilíbrio entre a tecnologia e a humanização, de modo a colaborar com todos os stakeholders.
6. Ofereça uma experiência personalizada e interativa
Os clientes esperam cada vez mais uma experiência personalizada e interativa por parte das marcas. Então encontrar maneiras de atender a essa expectativa é essencial.
7. Tenha responsabilidade social e ambiental
As empresas precisam assumir a responsabilidade pelos impactos sociais e ambientais de suas operações. Isso não só é bom para o Planeta, mas também ajuda na construção de uma reputação positiva, uma vez que as temáticas social e ambiental são cada vez mais divulgadas e promovidas em nossa sociedade.
8. Esteja sempre aberto a melhorias
O Marketing 5.0 é sobre melhoria contínua. As empresas precisam estar sempre abertas a feedback e dispostas a fazer mudanças quando necessário.
E como a In The House pode te ajudar nessa missão?
A In The House é uma empresa que já tem os preceitos do Marketing 5.0 firmemente enraizados em sua mentalidade. Nós ajudamos empresas em uma adaptação mais rápida e eficiente a este novo cenário, fornecendo consultoria especializada em comunicação e suporte prático.
Nós podemos te ajudar a entender seus clientes em um nível mais profundo, definir seu propósito e valores, integrar a tecnologia com a humanização, criar conteúdo relevante e de alta qualidade, contar sua história de maneira autêntica, e a se tornar uma empresa orientada por dados.
Então se você está pronto para dar o próximo passo na evolução do marketing, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos aqui para te ajudar a navegar pelo mundo do Marketing 5.0 e a transformar sua empresa para melhor.